segunda-feira, 23 de junho de 2014

4 Técnicas para melhorar o CTR do Adsense

Deixe um comentário
4 Técnicas para melhorar o CTR do Adsense
Sem dúvidas, uma das técnicas de monetização de blogs mais simples é o Google Adsense. Basta fazer um cadastro no Adsense, pegar um pequeno código, inseri-lo em seu site e o Google faz o resto. Daí para frente, toda vez que alguém clica nos anúncios do Google dentro do seu site você ganha uma porcentagem referente ao que o anunciante pago ao Google.E exatamente neste ponto surge um interesse que acredito ser comum entre todos os usuários do Adsense… Aumentar o CTR nos seus anúncios
Explicando de forma simples, CTR é a taxa de cliques nos seus códigos do Adsense. Se a sua página foi visualizada 100 vezes e você recebeu 3 cliques nos seus anúncios do Adsense, o seu CTR é 3%.
Obviamente todos nós gostaríamos que o nosso CTR fosse algo próximo de 100%, mas a realidade é bem diferente. Se você não fizer um bom trabalho é bem provável que seja próximo de 1%. Mas como aumentar o meu CTR no Adsense? É isso que vamos ver neste artigo. Acompanhe as dicas abaixo:

Anúncios de texto ou gráficos. Qual funciona melhor em seu site?

O Google Adsense permite ao blogueiro escolher qual o tipo de anúncios será exibido em seu blog. As opções disponíveis são os anúncios de texto e gráficos/rich media. A questão aqui é escolher o anúncio que melhor converte no seu blog. A melhor opção vai variar de acordo com o nicho do seu blog, o público que o acessa, o layout do seu blog, etc. Neste caso, o melhor a fazer é testar. Ative blocos de texto por um tempo e depois mude para imagem. Veja qual o tipo de anúncio funciona melhor para você. Existe ainda a opção de deixar os dois selecionados, assim o Google vai intercalando. Um detalhe que nunca deve ser deixado de lado é o CPC (valor recebido por clique). Na maioria dos casos, o CPC dos anúncios gráficos é menor do que dos anúncios de texto. Teste e veja qual vai gerar mais receita.

Personalizar os anúncios

Um erro muito grave que pode jogar o seu CTR para baixo é o estilo usado no seu anúncio. Ao optar pelos anúncios de texto, você tem a opção de mudar a fonte e o esquema de cores do seu anúncio. Uma dica que deve funcionar na maioria dos blogs é usar um esquema de cores e fontes parecidas com a que você já usa em seu blog. Isso vai fazer com que o anuncio pareça realmente fazer parte do site, tornando-o mais agradável e atraindo mais cliques. Faça o teste no seu blog e veja o resultado.

Posição dos anúncios

Este é outro ponto que é necessário muito teste para ver como posicionar os blocos de Adsense dentro do seu blog. Mas vou deixar algumas dicas que devem funcionar na maioria dos blogs. Uma delas é posicionar o bloco logo abaixo do título. Eu gosto de utilizar o bloco no início do texto, alinhado à esquerda. Exatamente como está no início deste artigo. Uma outra posição seria colocar outro bloco no final do artigo.

Sim, o conteúdo pode influenciar o CTR!

A forma como você escreve o seu conteúdo pode influenciar diretamente o seu CTR. Principalmente quando o seu site fala sobre produtos ou serviços. Tente escrever textos que motivem as pessoas a comprar. Fale bem do produto, expondo suas qualidades, etc. Isso aumentará as chances do leitor clicar em um anúncio sobre aquele produto.
Um outro aspecto é a qualidade do texto que foi escrito para o site. Uma vez que o Google exibe anúncios de acordo com o conteúdo daquela página, seja claro e bem fiel ao assunto que for abordar, assim os anúncios serão bem relacionados com o conteúdo e isso vai impactar diretamente no seu CTR.

CONCLUSÃO

Quando o assunto é CTR, torna-se difícil prever o que vai ou não funcionar em seu site. Estamos falando de comportamento do usuário e isso pode variar muito de acordo com o seu público alvo. No entanto, as dicas acima são bem genéricas e devem funcionar na maioria dos casos. De qualquer forma, uma dica que vale para qualquer nicho é: Faça testes! Por mais que o seu CTR esteja bom, ele pode melhorar ainda mais.
Espero que nossas dicas ajudem a maximizar os ganhos do seu site.

0 comentários:

Postar um comentário